Você já se flagrou imóvel diante de algo? Sem saber a hora de certa de agir? Sem saber se está pronto para ir? Talvez, existam algumas vozes internas, disfarçadas de pensamentos amigos, que lhe coloquem questionamentos internos em seu momento atual de vida. Vozes que dizem: “espera mais um pouco”, “se prepara mais”, “ainda não é a hora.”, “ainda não está muito bom”.
Frequentemente, somos alvejados por pensamentos intrusos ao nosso ser. Pensamentos estes que nos colocam diante da insegurança e do medo e que por consequência também afetam nossa autoestima e nos impedem de agir. É como se só pudéssemos agir SE tudo estiver certo, SE tudo estiver concluído, SE tudo estiver perfeito.
Estes são pensamentos que não concebem um mundo em constantes mudanças, com verdades em construção e com perspectivas diferentes sobre um mesmo fenômeno. São pensamentos que impedem que as coisas possam estar “incompletas” ou “imperfeitas” diante de uma realidade que constantemente se modifica.
Recebo quase que diariamente em meu consultório pessoas que sofrem justamente porque exigem de si mesmas a perfeição das coisas. Pessoas que não aceitam suas limitações por conceberem mesmo que de modo inconsciente um mundo imutável. Sim, sofremos muito quando não nos aceitamos em nossas “imperfeições”.
Aprendizado, Evolução e de Crescimento Interior são conceitos fundamentais em todo esse processo. É importante desenvolvermos conscientemente a compreensão de que tanto o mundo quanto nós mesmos estamos em constante desenvolvimento e que esse é um processo eterno de evolução, sem fim. E é a partir dessa perspectiva que podemos nos permitir, simplesmente aprender que a imperfeição é um aspecto inerente ao presente e àquilo que é possível; e que a perfeição pertence ao futuro, estando sempre por vir.
Para vivermos o presente de modo a usufruirmos dele sem ansiedade, com satisfação e alegria, é necessário que aceitemos nossa imperfeição em constante evolução. Assim, devemos dizer para essas vozes internas: “Agora é a Hora! Estou pronto SIM para agir e para aprender e evoluir em cada passo que eu der“.