Você sabe quais toxinas afetam sua energia individual?

imagem coletada no pexels

Razão e emoção estão constantemente interagindo dentro de nós. Dependendo do que estamos vivendo num certo momento, uma delas pode tomar a frente e se destacar mais do que a outra. Entretanto, a vida não é nada linear onde uma coisa acontece após a outra e assim sucessivamente. Em geral, existem muitas coisas ocorrendo simultaneamente em nossas vidas. São os filhos que demandam atenção e afeto, é o companheiro ou a companheira que também querem atenção, são as questões de trabalho que surgem com urgência e que precisam ser resolvidas rapidamente e, por fim, também existem os nossos desejos que também precisam de espaço e atenção.

Temos um grande desafio frente a essas múltiplas demandas, pois o tempo que temos é um só e não conseguimos nos dividir para atender a tudo de uma só vez. De algum modo, é necessário que exista uma ordem ou priorização das coisas para que consigamos resolver estas uma a uma, por mais que elas pareçam estar sendo resolvidas simultaneamente. Tal como em um computador, onde parece que ele está resolvendo tudo ao mesmo tempo, mas internamente ele precisa ordenar e resolver um a um cada processo.

Para ordenar, é necessário priorizar. E esse é o grande dilema dentro de nós. Isso porque não há como colocar numa mesma balança emoção e razão. Além delas terem pesos diferentes, também são de naturezas internas diferentes mas complementares. Ambas precisam de espaço em nossas vidas, tendo cada uma a sua importância.

Assim, ficamos confusos quando não conseguimos ordenar nossos sentimentos e suas necessidades com as questões racionais que definem nossas rotinas diárias. Por exemplo: pela manhã, quando você acorda, você talvez tenha que levantar e fazer algo que já havia se programado, ir a algum compromisso, algum trabalho, encontrar-se com alguém – algo assim. Aí, à medida em que você está se preparando para ir, percebe que está um pouco cansado e sem vontade. Seu corpo, nesse momento está lhe demandando algum tipo de atenção, talvez na forma de descanso ou mesmo de carinho e atenção de alguém. Pode ser que neste dia você tenha acordado carente de afeto e nem tenha notado isso. E é aí que a confusão começa. Seguindo o exemplo acima, você terminou de se arrumar e foi para o seu compromisso sem identificar com clareza a sua necessidade e o seu desejo naquele momento, dando atenção somente para o que estava organizado racionalmente, o compromisso. Nessa situação, você pode ficar um pouco confuso porque suas demandas internas não foram identificadas e tão pouco atendidas. Quando isso ocorre, entramos num estado de Reversão Psicológica (RP), mais comumente conhecido como Autossabotagem, ou simplesmente Confusão. A partir dali, seu dia pode ficar bastante denso e tumultuado, tendo seus pensamentos maior dificuldade de fluir e se expressar.

Como não deixar que isso ocorra? Comece seu dia fazendo a si mesmo algumas perguntas: “O que eu gostaria de fazer hoje?” “O que será que estou com vontade de fazer hoje?” É importante esclarecer que quando você pergunta isso a si mesmo, sua intensão é de mapear o que você QUER fazer e não aquilo que você TEM QUE fazer. Há uma diferença fundamental nisso. E por mais que você não consiga realizar aquilo que gostaria, procure criar espaços em sua agenda para realizar esses desejos. Isso ajuda equilibrar essas forças internas racional e emocional, tirando você da confusão mental.

_____

Fique atento às dificuldades que você pode estar sentindo para lidar com esse tema. Lembre sempre de buscar auxílio profissional para superar essa questão. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. Me chama pelo 👉 Whatsapp (+55 48 996557766) que eu te explico como funciona e aí agendamos um horário.

Aproveite para me seguir lá nas minhas redes sociais pessoais: no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Ah… Você já ouviu falar do BIS? É uma newsletter semanal com uma série de conteúdos originais contendo Artigos, Vídeos e Webinarários. O BIS é gratuito! e pra começar a receber você só precisa cadastrar aqui no link  👈 seu nome e o seu email e clicar em Enviar.

 
Vitor H. L. Paese

Vitor H. L. Paese

Eu ajudo casais a superarem crises e a retomarem o amor, a paz e a felicidade no relacionamento!
+1.000 pacientes atendidos
+19.000 h de atendimento

Compartilhe nas mídias:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Comente o que você achou:

Procurando por terapia?

Conheça nossas modalidades de atendimento Individual, de Casal e em Grupo.

Últimas postagens:

Pronto!

Clique no botão abaixo e tenha acesso direto ao seu e-book: