Há fatos e situações que, quando ocorrem, criam marcas e lembranças bastante profundas. Mesmo, depois de muito tempo, estas lembranças ainda permanecem cheias de detalhes e de intensidade. Isso ocorre com frequência nos traumas emocionais: situações que, independentemente da época, nos remetem a universos imaginários repletos de dor e sofrimento.
Com o passar do tempo, nos organizamos emocionalmente para não sofrermos, bloqueando as emoções mais intensas de um modo bastante inconsciente. E como consequência, podemos desenvolver um estado de apatia emocional que nos faz sentir as coisas com menor intensidade.
O grande problema é que quando essas emoções, depois de um tempo, “despertam” dessa apatia, já estamos em um contexto completamente diferente de onde elas se formaram. Isso faz com que elas sejam absorvidas com estranhamento e confusão.
Um recurso importante para aliviarmos um pouco mais esse estranhamento emocional é a escrita. Quando escrevemos em uma folha de papel nossos pensamentos e sentimentos, aliviamos a tensão interna e permitimos que uma nova organização emocional ocorra dentro de nós. Experimente escrever e veja o quanto isso pode te ajudar.
Um outro jeito ainda bastante interessante é a fala. Quando falamos e compartilhamos o que estamos sentindo, também aliviamos aquela confusão interna e temos a oportunidade de nos reorganizarmos emocionalmente.
Mas lembre! É muito importante buscar auxílio profissional para receber um tratamento adequado. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. É só me chamar pelo WhatsApp para agendarmos um horário.