Tá difícil manter o foco?

imagem coletada no pexels

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais somos tomados por uma quantidade enorme de informações que chegam praticamente sem nenhum esforço aos nossos olhos e ouvidos. Nessas informações muita coisa é descartável e de pouco proveito a longo prazo. Outras tantas informações que não se enquadram nesse quesito “descartável”, também podem não ser tão pertinentes aos nossos interesses.

Conseguir filtrar tamanha quantidade de informações é uma necessidade cada vez maior. Um exemplo disso, é o cenário sócio-político em que vivemos. Uma série de informações vem da imprensa e das rede sociais de modo quase instantâneo. Num minuto, a notícia surge de um jeito e no outro minuto, a notícias reaparece de um jeito bem diferente. É difícil identificar as intenções e as motivações da informação, além é claro de verificarmos se a mesma é relevante ou não.

Diante desse turbilhão, estados de inquietação e ansiedade se mostram mais evidenciados. A confusão de sentimentos e de pensamentos aparece com maior frequência. E por fim, o foco naquilo que queremos e necessitamos fazer, reduz drasticamente. Fica então a pergunta: Como manter o foco diante de tanta informação?

Primeiro passo

Identifique conscientemente as informações que estão invadindo seus pensamentos. Nesse momento, vale a pena anotar. Pode ser no celular, no computador ou num papel mesmo. Registre tudo que lhe vem a mente: pensamentos, emoções, imagens e lembranças que estão ocupando espaço nesse momento.

É comum querer ignorar os pensamentos menores, ou que parecem ser “bobagens”. Não os ignore. Anote-os também. Nesse momento em que vai anotando, você pode ser sucinto com as palavras ou bastante explicativo. Respeite seu estilo nessa hora.

Segundo passo

Após anotar tudo o que está passando em sua cabeça, guarde essa anotação em seu bolso ou salve o arquivo em lugar seguro. Diga para si mesmo que essas informações não serão perdidas. Isso lhe permite dedicar um tempo mais adequado para o passo dois: pare um instante para refletir. Reflita sobre seus interesses e aquilo que são suas vontades e obrigações diante da vida.

Não se surpreenda caso sinta dificuldade para realizar essa tarefa. É bastante comum estarmos no pilo automático, apenas agindo e reagindo diante dos acontecimentos da vida. Pare para refletir sobre aquilo que você quer, tente dar espaço para que seu contexto existencial de vida seja levado em consideração, além é claro de suas vontades estratégicas e pontuais.
No quesito existencial, pergunte-se: “o que realmente vale a pena?” Pense no que é valoroso e importante para você.
No quesito estratégico, reflita sobre como alcançar aquilo que é importante para você. Pense em maneiras de agir que podem lhe fazer alcançar aquilo que você quer.

E já no quesito pontual, reflita sobre suas vontades cotidianas, sobre aquilo que lhe dá satisfação e bem-estar. Pense consigo mesmo: “Que coisas são essas?”
Terceiro passo

Após refletir, pegue novamente suas anotações. Selecione os itens que ali estão e que realmente importam para você. Destaque-os: coloque em negrito, itálico, sublinhe, ou seja, deixe-os visualmente em evidência para que você lembre bem deles.

Depois, avise ao “mundo” aquilo que realmente você quer receber dele: que tipo de informações. Comece atualizando sua lista de emails, bloqueando o que não for importante ou necessário. Amplie as restrições em sua caixa de emails para que informações irrelevantes vão direto para sua caixa de spam. Revise suas redes sociais, incluindo nisso as pessoas e os perfis que lhe agreguem afetiva e informativamente.

Envolva-se em conversas ou debates que tenham conexão com seus interesses, e não o contrário disso. Às vezes, entramos em conversas que são importantes para os outros, mas não são para nós. Quando isso acontece, nos sentimos sugados e cansados.

Quarto passo

Por fim, organize seu tempo. Revise sua agenda. Coloque nela atividades e afazeres que realmente tenham a ver contigo. Nesse passo, verifique se aqueles quesitos existencial e estratégico, estão sendo contemplados no seu dia-a-dia.

Isso vale também para o seu tempo livre. Escolha o que você quer fazer em seu tempo livre. Coloque ali aquilo que lhe faz bem e que naturalmente você gosta. Isso pode gerar satisfação e prazer, além de lhe motivar ainda mais a ficar focado no que realmente te interessa.

_____

Fique atento às dificuldades que você pode estar sentindo para lidar com esse tema. Lembre sempre de buscar auxílio profissional para superar essa questão. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. Me chama pelo 👉 Whatsapp (+55 48 996557766) que eu te explico como funciona e aí agendamos um horário.

Aproveite para me seguir lá nas minhas redes sociais pessoais: no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Ah… Você já ouviu falar do BIS? É uma newsletter semanal com uma série de conteúdos originais contendo Artigos, Vídeos e Webinarários. O BIS é gratuito! e pra começar a receber você só precisa cadastrar aqui no link  👈 seu nome e o seu email e clicar em Enviar.

 
Vitor H. L. Paese

Vitor H. L. Paese

Eu ajudo casais a superarem crises e a retomarem o amor, a paz e a felicidade no relacionamento!
+1.000 pacientes atendidos
+19.000 h de atendimento

Compartilhe nas mídias:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Comente o que você achou:

Procurando por terapia?

Conheça nossas modalidades de atendimento Individual, de Casal e em Grupo.

Últimas postagens:

Pronto!

Clique no botão abaixo e tenha acesso direto ao seu e-book: