Com o passar do tempo, acumulamos rotinas e tarefas diárias que nos economizam tempo e energia. São atalhos muito importantes que nos permitem fazer um mínimo de esforço para sabermos, por exemplo, onde estão as chaves do carro, onde se encontram nossos documentos, fazer aquela receita que mais gostamos, ou ainda, lembrar como chegar até o trabalho.
Isso é tão comum e facilita tanto nosso dia a dia, que acabamos entrando nesse esquema de economia de energia de modo quase imperceptível, sem notarmos. Tudo vai ficando meio igual: o jeito de acordarmos, a forma como comemos, o modo como trabalhamos, o comportamento que temos aos nos relacionar com quem amamos…
E é aí que a coisa complica. Isso pode nos levar a um completo desconhecimento de nós mesmos, de quem realmente somos ou estamos sendo. As consequências são bem conhecidas para muitos de nós: angústia, ansiedade, insônia, aumento de peso, isolamento social, tristeza, desmotivação, e segue a lista…
Mas isso não precisa acontecer desse jeito. Temos um grande poder em nossas mãos. Precisamos apenas focar nesse poder, e ele se chama mudança. Quando percebemos que algo não vai bem, devemos parar, observar o que está acontecendo ao nosso redor e dentro de nós, devemos tomar consciência disso tudo, e aí mudar o que precisamos mudar.
Muitas vezes essas mudanças são simples e acabam gerando um efeito em cadeia muito positivo em nossas vidas. Por exemplo, se a angústia se mostrou em nossos corações e após meditarmos sobre o que está acontecendo, identificamos que o estilo de vida que estamos levando tem nos isolado muito das pessoas, então devemos mudar. E aquilo que precisa ser mudado nesse caso, são as oportunidades de interação com nossos amigos: podemos então convidar, visitar, telefonar, mandar mensagem para eles. São mudanças simples que podem fazer muita diferença.
Permita-se fazer as mudanças que se fizerem necessárias em sua vida. Isso com certeza lhe ajudará muito. Ah… se você sentir alguma dificuldade para identificar o que está acontecendo ou para mudar o que precisar mudar em você, lembre-se que você não está só. Procure um acolhimento terapêutico de sua confiança.