Preocupações

imagem coletada no pexels

Você consegue se perceber quando está preocupado?

Talvez você esteja preocupado nesse momento e nem saiba que está. Eu inicio esse texto com esta afirmação, simplesmente por causa de uma constatação clínica bastante frequente: as pessoas se preocupam cada vez mais com tudo aquilo que gira ao seu redor sem nem se darem conta de que isso é uma preocupação.

Ocorre da seguinte forma: tudo aquilo que vivenciamos com certa frequência é entendido pelo nosso organismo como sendo algo comum, rotineiro e pertencente a uma “normalidade“. À medida em que essa normalidade vai se instituindo, as preocupações que fazem parte dela também vão se tornando normais/invisíveis. Por isso, talvez você nem saiba que está preocupado.

“Mas, Vitor, o que fazer diante disso?” Observe os sinais secundários que o seu corpo emite: cansado? sem energia? sem paciência? irritado? mais quieto do que o habitual? ansioso? sem sono?

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, questione-se sobre algum tipo de preocupação que possa estar presente: “O que será que me preocupa?” Por mais que a resposta a essa pergunta possa ser sem importância, não a ignore.

Dê atenção para o que lhe preocupa. Muitas vezes, gastamos energia de modo dobrado quando ignoramos ou tentamos nos esquivar das preocupações. Se elas estão aí, melhor dar atenção para essas preocupações. Acolha aquilo que pede espaço dentro de você. Isso é reconfortante.

Acolher, nesse caso, quer dizer: (1) escute suas preocupações; (2) dê atenção a elas; (3) e as encaminhe de alguma forma. Dê algum direcionamento para suas preocupações, nem que seja anotar em um bloco de notas para que no dia seguinte ou em uma situação oportuna você possa tomar as medidas práticas para a resolução do que lhe preocupa, independentemente do seu grau de importância.

_____

Fique atento às dificuldades que você pode estar sentindo para lidar com esse tema. Lembre sempre de buscar auxílio profissional para superar essa questão. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. Me chama pelo 👉 Whatsapp (+55 48 996557766) que eu te explico como funciona e aí agendamos um horário.

Aproveite para me seguir lá nas minhas redes sociais pessoais: no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Ah… Você já ouviu falar do BIS? É uma newsletter semanal com uma série de conteúdos originais contendo Artigos, Vídeos e Webinarários. O BIS é gratuito! e pra começar a receber você só precisa cadastrar aqui no link  👈 seu nome e o seu email e clicar em Enviar.

 
Vitor H. L. Paese

Vitor H. L. Paese

Eu ajudo casais a superarem crises e a retomarem o amor, a paz e a felicidade no relacionamento!
+1.000 pacientes atendidos
+19.000 h de atendimento

Compartilhe nas mídias:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Comente o que você achou:

Procurando por terapia?

Conheça nossas modalidades de atendimento Individual, de Casal e em Grupo.

Últimas postagens:

Pronto!

Clique no botão abaixo e tenha acesso direto ao seu e-book: