colocam num patamar de realização, satisfação e prazer… tornam a vida mais plena.
Porém, nem tudo o que fazemos é percebido como uma conquista, principalmente se nem tínhamos a consciência de que aquilo era algo que desejávamos. E é aí que entra um fator decisivo para o nosso bem-estar. Precisamos ter clareza do que conquistamos e, para que isso aconteça, é necessário termos “balizadores” de realidade. Esses balizadores são referências que nos mostram aonde estamos no mapa da vida.
Um grande balizador é o desejo. Quando temos consciência das coisas que desejamos, conseguimos identificar com mais facilidade as nossas conquistas, sentindo mais prazer e satisfação.
Outro grande balizador que complementa o desejo são os sonhos, aqueles em que nos visualizamos no futuro — “Quais são os seus Sonhos?” Provavelmente, alguém já te perguntou isso… e você conseguiu responder?
Os sonhos indicam algo que num certo momento é inalcançável, algo que desafia nossa própria imaginação. Os sonhos nos levam para além daquilo que é previsível, permitem que entremos em contato com o novo e o inusitado. Os sonhos nos colocam em contato com nossa criatividade e com nosso potencial criador.
Os sonhos nos fazem seguir com mais intensidade a vida. Realizá-los é plenamente possível e quando conseguimos, a sensação é de prazer e de plenitude existencial (a vida ganha mais sentindo).
Dedique um tempo para se questionar: —“Como andam os meus sonhos?” Reflita se são pequenos, grandes, possíveis ou impossíveis. Reflita, principalmente, se eles são sinceros com quem você é e com quem você quer ser.
Por fim, experimente compartilhar esses sonhos com as pessoas de sua confiança, aquelas que estão próximas a você. É importante que, para isso, você também esteja disponível para escutar os sonhos delas. Isso pode ser muito enriquecedor para sua autoestima e, quem sabe, isso ainda possibilite alguma parceria futura para um sonho em conjunto.