Os meios que utilizamos para nos comunicar uns com os outros dependem muito das ferramentas que temos a nossa disposição. Uma carta, por exemplo: no passado ela nos ajudava a matar as saudades de alguém querido que estava muito longe. Ao longo do tempo essas ferramentas foram se modificando e se atualizando conforme as nossas necessidades e os recursos disponíveis.
E nesses últimos anos, muitas ferramentas foram criadas para atender nossas demandas de comunicação. Surgiram nesse contexto computadores, notebooks, tablets, smartphones, smartwatches, smartglasses, e muito mais. Surgiram também juntamente com essas ferramentas, diversos recursos virtuais, tais como chats, e-mails, videochamadas coletivas e redes sociais, tais como Facebook, Youtube, Instagram, TikTok, LinkedIn, Pinterest, Happn, Tinder, WhatsApp, entre tantos outros.
A continuidade desses meios dependerá de como eles nos ajudarão a expressar nossos sentimentos, de quanto eles nos encurtarão distâncias, de quanto eles reduzirão o tempo que levamos para nos comunicar e de como eles criarão novas possibilidades, inclusive aquelas que nem se quer imaginamos. Essas várias redes têm servido como pontes para a expressão dos nossos sentimentos. Sem algumas dessas ferramentas teríamos poucas oportunidades para dizermos ou demonstrarmos alguns tipos de emoção. A rapidez e o alcance dessas ferramentas fazem com que até mesmo os nossos mais breves afetos e sentimentos tenham a oportunidade de serem comunicados a quem realmente amamos.
Acompanho, constantemente em meu consultório, casais em seus momentos mais diversos: desde a paquera até o casamento. E, cada vez mais, percebo que as pessoas têm utilizado as redes sociais como um facilitador para comunicarem seus sentimentos. Temos aqui um novo cenário que torna as relações amorosas ainda mais complexas.
Por isso, deixo aqui um ALERTA: nossa capacidade de compreender aquilo que é dito numa conversa pelas redes sociais tornou-se mais limita. Isso porque muitas vezes, não percebemos o contexto todo no qual está inserida uma palavra ou uma frase e, isso, pode gerar uma série de mal-entendidos entre os casais.
Os sentimentos talvez continuem sendo os mesmos desde os tempos mais remotos, porém, as formas de expressá-los têm se mostrado cada vez mais diversificadas. Se quisermos usufruir de todo o potencial que as redes sociais têm as nos oferecer, devemos compreender que elas não vieram para substituir o jeito antigo de nos comunicarmos mas, sim, ampliar as formas de expressarmos o nosso amor.
Por isso, não deixe jamais de conversar pessoalmente com quem você ama. Toque, abrace, cheire, olhe no olho, sorria, sinta o momento… Aí então, fale aquilo que você gostaria de falar também de outras formas. Lembre-se que nada substitui um abraço, um sorriso ou um beijo.
Fique atento às dificuldades que você pode estar sentindo a respeito deste tema. Lembre de buscar auxílio profissional para superar essa questão. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. Me chama pelo WhatsApp que eu te explico como funciona e aí agendamos um horário.