Situações inesperadas podem ocorrer a todo o momento. Quando isso ocorre, nos adaptamos e seguimos em frente… Nem paramos para avaliar o impacto que essas situações tiveram em nossas vidas. Às vezes, mudamos por causa disso e nem percebemos. Isso nos impede de tomar decisões de modo consciente. Nossos comportamentos acabam sendo apenas reações.
Quando apenas reagimos, sem termos a devida consciência, é comum que existam arrependimentos. Provavelmente, se houvesse a possibilidade de mudar a história, optaríamos por fazer diferente, fazer de um outro modo. Mas mudar o passado ainda não é algo possível. Já, o presente, este sim está ao nosso alcance, em nosso campo de poder. Por pior que sejam as histórias que vivemos no passado, as dores sentidas e os sofrimentos vividos, é possível fazermos diferente daqui para frente.
Sempre é tempo para recomeçar! Nunca é tarde. Qualquer projeto de vida, por mais grandioso e difícil que possa parecer, pode ser revisto e recomeçado. Muitas vezes, é o medo que nos impede de experimentar o novo. E é aí que vale a pena olhar para esse sentimento por um outro ângulo. O medo em si não é ruim. Ele serve de alerta e exige de nós algum tipo de ação diferente da atual. Ele nos pede uma mudança consciente.
Para superar esse medo que muitas vezes nos paralisa é importante nos conectarmos com o momento presente para que novas formas de agir se manifestem. É necessário adotar três posicionamentos básicos diante da vida: é preciso ser, viver e criar. Assim, é necessário nos conhecermos mais pois isso nos ensina a ser; é necessário nos relacionarmos mais pois isso nos ajuda a viver; e é necessário compartilhar mais os nossos sonhos porque isso nos impulsiona a criar.
Lembre-se: Sempre é tempo para recomeçar!