A vida é um grande desafio que exige de nós muita atenção e cuidado para que tudo se mantenha fluindo, crescendo e se expandindo. E para que isso ocorra, é necessário usarmos a sabedoria que nos permite fazer as escolhas certas.
Não são poucas as vezes em que deixamos de escutar com atenção as ideias e os conselhos dos mais velhos. Aqueles mesmos conselhos que se tivéssemos escutado lá atrás, talvez não teríamos tido tantos problemas. É claro que cada um nós tem que ter sua própria experiência de vida. Mas, ao mesmo tempo, não dar ouvidos àqueles que já passaram por diversas situações, acaba sendo muito desgastante e até mesmo irracional.
Sempre será você a escolher os caminhos que quer percorrer, mas cabe também a você aceitar que há muito conhecimento naquilo que outros já viveram. E aproveitar tudo aquilo que vêm por meio de conselhos e orientações dos mais velhos é sinal de respeito e conexão com sua própria história e cultura familiar.
Crescemos e nos fortalecemos à medida em que não ignoramos mais o conhecimento adquirido por aqueles que vieram antes de nós. Conquistamos a sabedoria à medida em que aceitamos a co-construção que existe entre aqueles que detêm um conhecimento acumulado (os mais velhos) e aqueles que buscam inovação (nós mesmos).
Dedique seu tempo para escutar os mais velhos, isso pode fazer toda a diferença nas escolhas que você terá daqui para frente.