Você já escutou essa expressão? “Combinado é combinado”! É comum entre as pessoas fazer combinados. Combina-se um horário para se encontrar, um local para estar presente; combina-se como será feito um passeio, ou mesmo, como será um evento.
Em geral, os combinados são regras acordadas entre as pessoas para que não exista dúvida ou confusão ao longo do percurso. Os combinados são realizados muitas vezes durante uma conversa e acontecem quase sempre verbalmente. Há aqueles combinados que por terem grande complexidade são escritos e assinados, tal como é o caso dos contratos utilizados entre sócios, compradores e vendedores e entre instituições.
Nas relações amorosas, existem muitos combinados implícitos (não conversados), outros tantos que são explícitos (conversados) e alguns poucos combinados que são inclusive escritos. A confiança é o elemento central dentro de um combinado, seja ele implícito, explícito ou escrito. Se não há confiança, então não há garantia de que será cumprido o combinado.
Acompanho muitos relacionamentos que entram em conflito por causa de desentendimentos e descumprimentos dos combinados e devido à falta de confiança. Casais que tem pouco espaço e tempo para dialogar acabam sofrendo mais pelo descompasso nos combinados e pelos desencontros que se sucedem a partir daí.
Dedique alguns instantes do dia ao longo da semana para construir com seu parceiro ou parceira um diálogo mais claro com relação aos combinados da relação. É natural que ao longo do tempo, as demandas de cada um mudem e que os combinados antigos já não atendam mais ao que cada um necessita. Combinado é combinado… sim, desde que seja bem conversado e atualizado.