Já aconteceu contigo…? isso de sentir que antes era melhor, que as coisas andavam mais em ordem, eram mais fáceis e mais tranquilas, e com menos problemas para resolver… que antes você vivia mais feliz!?
Pois é! Muitas vezes, lembramos do nosso passado com aquele sentimento de saudade e saudosismo. Às vezes, inclusive, essas lembranças vem com tanta intensidade que acabam por deixar o nosso presente meio que sem graça, ou até mesmo, mais sofrido e desagradável.
Quando temos essa sensação, revivemos algumas experiências de perda e de luto. E ao mesmo tempo, outras emoções podem acabar se manifestando em nossos corações tal como a raiva, a tristeza e o desânimo. Viver no presente aqui e agora se torna muito mais difícil.
É como se um buraco negro sugasse completamente nossa vontade de viver o presente. Nesse cenário, não conseguimos focar em coisas novas. Nossa atenção fica direcionada exclusivamente para a busca de uma alegria vivida em algum momento do passado.
De alguma forma, podemos sim ter a esperança de que viveremos boas experiências e que poderemos nos sentir felizes novamente. Mas devemos ter a consciência de que essas novas experiências boas e alegres jamais serão iguais às experiências do passado, elas podem sim ser ainda melhores e mais intensas, mas jamais serão iguais. Isso porque nosso contexto atual de vida está sempre mudando, nos colocando novos desafios e necessidades a cada instante.
Não podemos prever o futuro para dizermos com certeza que momentos de felicidade podem ser vividos novamente mas, com certeza, é ainda mais difícil alimentarmos a esperança de viver um passado que já se foi. Não é necessário esquecermos das coisas boas que já aconteceram conosco. Porém, é importante superarmos aquela nostalgia que muitas vezes nos deprime e nos paralisa. É dessa forma que podemos voltar a alimentar nossos sonhos e nossa vontade de viver.
Quando buscamos experimentar o novo, não importa se uma nova amizade, uma nova comida, ou um novo lugar, criamos condições mais favoráveis para novos momentos de alegria e de bem-estar. Cabe aqui refletirmos se estamos nos abrindo para novas possibilidade de fato, ou se estamos alimentando aqueles pensamentos de que “antes era melhor”.
Pense com carinho nesse tema de hoje e avalie por onde andam seus pensamentos e suas atitudes. E se você precisar de ajuda, não hesite em buscar auxílio profissional. Terei o maior prazer em te ajudar. Caso queira, entre em contato comigo pelo WhatsApp e agende uma consulta. Ficarei muito feliz em te ajudar.