Queremos amar e ser amados. Esta é uma afirmação bastante verdadeira e que se confirma cada vez mais à medida em que fazemos um estudo mais aprofundado do ser humano. Buscamos o amor mesmo que de modo invisível e inconsciente. Amar nos permite preencher nossa vida de sentido e de alegria.
Entretanto, dependendo do que acontece em nossa história, o amor pode se tornar sinônimo de sofrimento. Em situações como essa, o amor passa a ser evitado devido à dor e ao desconforto que causa.
Muitos traumas vêm do amor, pois nele depositamos uma série de expectativas, realizações e esperanças que quando não acontecem nos frustram e nos entristecem. Assim, aquilo que antes era bom passa a se tornar negativo e sofrido.
Esses traumas ocorrem com muita frequência em situações de traição, ou quando um dos parceiros da relação demonstra desinteresse. Nesses casos, passamos por um processo de desilusão, é quando a magia se desfaz e o brilho se apaga. Nesses momentos ficamos apenas com as duras constatações de uma realidade que antes não percebíamos. Passamos então a vivenciar o trauma que pode nos deixar mais inseguros, com ciúmes, ou mesmo em total apatia emocional, isso porque deixamos de acreditar no amor, mesmo que estejamos em um novo relacionamento.
Nosso desafio nesse caso é superar essas experiências traumáticas para que elas não nos afetem em nossas futuras relações. Devemos então exercitar o diálogo com aqueles que estão mais próximos a nós, compartilhando nossos sentimentos e nossas dificuldades. Essa é uma forma de gerar mais empatia na relação e ao mesmo tempo de liberar possíveis bloqueios emocionais.
Busque auxilio profissional para superar esse momento, principalmente se você perceber algum tipo de dificuldade para retomar a confiança no amor. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. É só me chamar pelo WhatsApp para agendarmos um horário.