Você já passou por situações que não gostaria mais de lembrar, não é mesmo!? Pode acontecer de passarmos por experiências que foram bastante desconfortáveis lá atrás e que hoje já não queremos mais ter contato. Talvez, algo desagradável como um acidente, uma briga, um desentendimento com alguém, um erro cometido, ou algum outro tipo de sofrimento que já não queremos mais lembrar.
Pois é! Seria bom se não precisássemos mais ter contato com essas memórias. Entretanto, podemos passar por situações hoje que nos fazem acessar essas lembranças. E quando lembramos de algo ruim, nosso corpo reage automaticamente, mesmo que de modo inconsciente e por uma fração de segundos. Podemos ter choro, calafrios, enjoo, palpitação, dores de cabeça, suor ou até mesmo desmaios…
As reações que sentimos podem variar bastante tanto na sua intensidade, quanto em sua forma. Podemos, inclusive ter alterações comportamentais bastante significativas quando nos deparamos com essas lembranças. Por exemplo, podemos nos esquivar de falar algo, podemos ficar tensos ou até mesmo mais agressivos quando somos confrontados com algo que não gostaríamos de lembrar.
E ainda… se isso for acontecendo com maior frequência, teremos muita dificuldade para nos relacionarmos com as pessoas. Isso porque se permanecermos fugindo, permaneceremos na ignorância de nós mesmos, e nos manteremos incapazes de compreender e dominar nossas próprias emoções.
Agora, muita ATENÇÃO aqui – > A falta de domínio emocional pode nos levar a conflitos, brigas e desentendimentos interpessoais. Para que esse cenário não ocorra, é muito importante comunicarmos às pessoas nossas dificuldades com certos assuntos da vida. Quando falamos, permitimos que os outros nos compreendam melhor. E quando isso ocorre, um clima de afetividade e empatia surge em nossas relações. Aí sim, quando nos sentimos mais apoiados e compreendidos, não precisamos mais fugir e nem reagir a tudo aquilo que nos incomoda, evitando confusões e conflitos.
Repense suas atitudes. Avalie se hoje você comunica com clareza seus sentimentos. E se você precisar de ajuda, lembre que você não está só. Busque auxílio profissional para superar suas dificuldades. Caso queira, entre em contato comigo por WhatsApp e agende uma consulta. Ficarei muito feliz em te ajudar.