Tente imaginar um dia corrido… com muitas atividades para dar conta. Imaginou? Agora acrescente nesse cenário alguns problemas inesperados como trânsito, atraso nos seus compromissos e uma noite mal dormida…. Conseguiu imaginar? Como você se sentiu?
Isso tudo junto pode nos deixar mais sérios e tensos. Pode até mesmo nos desmotivar… E se for algo que ocorra com mais frequência, pode inclusive nos deixar mais estressados, irritados e deprimidos.
Em cenários assim, esquecemos que a vida também pode ser leve e descomplicada. A todo o momento acontecem situações simples, quase invisíveis, que são capazes de nos relaxar e de nos fazer sorrir se de fato conseguirmos prestar atenção nelas.
O grande desafio que temos é de permitir que essa simplicidade e leveza também estejam presentes nos momentos mais tensos, para que exista aí um equilíbrio. Quando conseguimos fazer isso, nos conectamos com mais facilidade à nossa “central de controle” das emoções.
Um jeito legal de exercitarmos isso (e aqui vão algumas dicas!) é quando mudamos com maior frequência o foco da coisas. Assim, (1) quando falamos sobre assuntos diferentes, (2) quando vamos a lugares novos, (3) quando conhecemos novas pessoas, ou ainda, (4) quando aprendemos novas habilidades, estamos ativando nossos sentidos para mantermos um nível maior de interesse naquilo que antes não percebíamos tanto (as coisas simples). A partir daí, bons sorrisos podem surgir, criando um clima mais leve e descontraído, mesmo em situações de tensão.
Que tal praticar mais essas dicas? Depois, me conta aqui como foi sua experiência.