Tente lembrar de alguma situação ou momento em que alguém faltou ou deixou de ir a um compromisso contigo? Tente pelo menos imaginar essa situação… Como será que você se sentiu? Foi bom, foi ruim? Você ficou com raiva? Chateado? Triste?
Bom… quando isso ocorre comigo, geralmente frustrado e irritado. Isso porque dediquei tempo e energia para estar ali. Deixei de fazer outras coisas para estar presente naquele momento com aquela pessoa. Por isso me sinto desta forma.
Esses sentimentos que nos habitam, eles expressam o valor que damos a tudo aquilo que investimos naquele momento. Não tem a ver com raiva, frustração, mágoa ou ressentimento, tem a ver com a reação emocional que temos frente a algo que nos é importante. Nesse caso, quando falamos em tempo, estamos falando de todo o nosso ser que foi deixado de lado por alguém.
Somos nós por inteiro que estamos ali, e é isso que valorizamos. Valorizamos o tempo quando estamos ali: presentes. Sem isso, o tempo não vale nada. Seu valor está na presença — minha e sua — na consciência que damos ao nosso ser naquele momento.
Então… quanto vale o seu tempo?! Talvez, o seu valor esteja em tudo aquilo que você queira e que possa estar presente.