Talvez você já tenha passado por alguma briga ou discussão no seu relacionamento. E para não passar por isso novamente, tenha evitado falar dos seus problemas com a sua companheira ou com o seu companheiro. O receio de entrarem em conflito novamente e de virem a se desgastar mais, provavelmente seja um dos grandes obstáculos para que um diálogo construtivo se estabeleça entre vocês.
Quando não compartilhamos nossas preocupações ou qualquer outro tipo de desconforto na relação, podemos ter pensamentos e sentimentos negativos como ciúmes e carências que desencadeiam brigas e discussões. Se evitamos falar, bloqueamos o que realmente pode nos ajudar, que é o diálogo.
É justamente quando falamos sobre o problema que é possível solucioná-lo. Quando prorrogamos a fala do que nos incomoda, isso pode nos levar a um agravamento muito maior da situação que estamos vivendo, dificultando ainda mais qualquer tipo de resolução.
Só existe um caminho quando algo não está bem na relação — e este caminho é constituído pela fala. para isso, devemos ter atenção para alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Devemos avaliar primeiro o contexto no qual queremos que esta fala aconteça: aonde e como. Aonde conversaremos? …em casa? …na cama? …na mesa? Como eu quero que esta conversa aconteça? …durante uma caminhada? …enquanto jantamos? …com tempo e tranquilidade? …quando estivermos descansados?
Ter um contexto adequado para conversar faz toda a diferença. Isso nos faz sentir mais seguros e confiantes para transmitir o que de fato queremos. Se você tiver dificuldade para estabelecer esses diálogos com o seu parceiro ou parceira, procure auxílio especializado para lidar melhor com essas questões. Evite que pequenos problemas se tornem um grande obstáculo na sua relação.