Atualmente, há um grande número de pessoas que enfrenta algum nível de desconforto durante o sono. É bem provável que você também já deva ter passado por uma ou mais noites que não foram bem dormidas. Inclusive, se você fizer uma rápida enquete com seus familiares e amigos, muito provavelmente perceberá que alguém está passando por alterações na qualidade do seu sono.
Muitos estudos indicam que noites bem dormidas interferem positivamente na nossa qualidade de vida. Entretanto, para que isso se aplique, é necessário identificar aquilo que dificulta o bom estabelecimento do sono, identificar suas causas.
É importante abordar essa questão de modo multidisciplinar. Alterações fisiológicas, alimentares e sociais podem interferir diretamente no sono. Mesmo no campo psicológico, podem existir ainda muitas causas, tais como estados de ansiedade, determinados tipos de depressão, traumas e preocupações. Estes, podem tanto desencadear quanto manter algum nível de alteração na qualidade do sono.
Para ajudar num primeiro mapeamento das possíveis causas, procure listar em uma folha de papel as diversas questões você está vivendo / passando: relacionamento amoroso, família, trabalho, amizades, preocupações, pensamentos, etc. Tente dar uma nota para cada um desses itens, levando em consideração o quanto estão lhe incomodando. Veja o resultado. Isso pode lhe ajudar a tomar medidas que lhe ajudem a melhorar a qualidade do seu sono.
Lembre-se, você não está sozinho! Caso precise, procure um profissional para lhe ajudar a identificar possíveis causas e para tratá-las terapeuticamente.