Recomeçar é sempre um grande desafio para cada um de nós. Quando encerramos um ciclo ou quando algo não sai como esperávamos, temos que lidar com novas possibilidades… buscando energia extra para agir novamente.
Podemos lidar com um recomeço de várias formas. Vai depender de como estamos nos sentindo naquele momento: se estamos mais otimistas, pessimistas, preocupados, ou mesmo, tristes… É importante lembrarmos que este recomeço será influenciado com o sentimento que alimentarmos naquele momento.
Quando recomeçamos, à partir de um olhar negativo, devemos ter atenção para que isso não se torne algo totalmente ruim. O ponto chave é que mesmo quando estamos pessimistas, isso pode nos ajudar a ponderar mais sobre uma determinada ação. E para que isso ocorra, devemos fazer uma mudança simples em nosso padrão de pensamento. Devemos trocar o pensamento “não vai dar certo” para “o que me impede de fazer isso dar certo?” — Isso já faz toda a diferença.
Além disso, se de fato fizermos um olhar positivo, aí sim teremos o impulso necessário para um recomeço. Começar novamente só tem sentido quando buscamos fazer melhor, para além do ponto onde estávamos. E quando não conseguimos fazer esse movimento de recomeço, vale a pena refletirmos sobre o que nos impede de seguir; mas, tanto quanto, é importante ponderarmos sobre até onde queremos chegar.