Alguma vez, você já se sentiu desmotivado, perdido, ou mesmo, sem direção?
É comum nos sentirmos assim quando passamos por algum momento de turbulência. Isso ocorre com mais frequência quando vivemos muitas coisas ao mesmo tempo: transição de carreira, términos de relacionamento, desentendimentos em família, notícias inesperadas, problemas de saúde, e muito mais. Um jeito fácil de entendermos isso é nos imaginarmos numa praia, no momento em que entramos na água para brincar com as ondas (visualize esse momento)… mergulhamos para escapar da primeira onda, mergulhamos novamente para escapar da segunda… aí vem a terceira onda vem, muito maior, e mesmo quando mergulhamos, ela nos pega, nos chacoalha e nos atordoa… malemal nos erguemos pra entender o que aconteceu e… vem a quarta onda nos pegando totalmente desprevenidos. (Conseguiu visualizar?). Devemos ficar atentos a tudo que está acontecendo ao nosso redor. Muitas coisas acontecem simultaneamente e podem nos pegar de surpresa, ou ainda, em momentos que nos sentimos muito frágeis.
Geralmente, não notamos o que está acontecendo de fato. Não percebemos as causas. Apenas sentimos algo, um certo mal-estar, um desconforto, a sensação de que algo está errado, de que não deveria ser assim. Essa é a sensação que vem após a “quarta onda”. É quando já estamos atordoados e perdemos o controle daquilo que está acontecendo. Nessa hora, precisamos agir rapidamente para não nos “afogarmos”.
Por isso, é super importante buscarmos um novo modelo de ação para conseguirmos lidar com os novos desafios ou “problemas”. Precisamos encontrar novas formas de enxergar e lidar com tudo aquilo que está ocorrendo ao nosso redor. E esse é o grande desafio: nos atualizarmos diante das dificuldades.
Uma ferramenta muito útil para lhe ajudar nesses momentos é fazer a visualização concreta desse cenário. Para isso, desenvolva um esquema no papel — como se fosse um mapa — colocando ali sua vida como ela está hoje. Pode ser escrevendo, desenhando, colando imagens ou fazendo de qualquer outra forma que você se sinta a vontade para fazer. Coloque tudo lá. Depois, analise cada item que você colocou nesse papel. Numere esses itens, entre um e dez, de acordo com sua urgência ou prioridade, Busque alternativas de resolução e encaminhamento para cada item. A ideia é que você não precise pensar em tudo ao mesmo tempo enquanto está montando este esquema. Essa é uma prática capaz de clarear seus pensamento. Ela lhe ajudará a se organizar mais e a agir com maior direcionamento.
Procure um terapeuta para lhe ajudar a superar os momentos difíceis da vida. Você não precisa ser forte o tempo todo e resolver tudo sozinho. Até mesmo as máquinas que são símbolo de perfeição e eficiência precisam de cuidados e de manutenção. Lembre-se, você é humano e também precisa de cuidados, acolhimento e orientação. Você nunca está sozinho.