As Estações e as Emoções

imagem coletada no pexels

Gostaria de falar sobre as Estações do Ano e sobre as proximidades existentes com as nossas emoções:

Segundo as teorias da Medicina Tradicional Chinesa, os fenômenos climáticos da natureza possuem grande influência sobre o seres vivos, incluindo-se aqui o ser humano! Assim sendo, pode-se começar a falar sobre o Inverno. A característica principal desta Estação do ano é a de que os seres vivos se recolhem mais em sua atividade de vida. O metabolismo celular torna-se mais lento, fazendo com que as funções fisiológicas de cada organismo se restrinjam mais. As plantas, por exemplo, crescem menos, produzem menos folhas ou simplesmente não as produzem. No Inverno os dias são mais curtos e as noites são mais longas. Isso faz com que o comportamento dos animais e, inclusive, o do ser humano seja o de ficar com mais sono e com mais preguiça. Esta é uma época em que o silêncio se faz mais presente e em que a reflexão humana sobre as coisas da vida ocupe mais o tempo e a atividade de cada uma. Há, aqui, maior possibilidade de que muitas pessoas deprimam em seus humores e que a vontade de fazer e agir diminua. Este é um dos pontos a se levar em consideração quanto a influência do Inverno nas emoções humanas.

Já, na Estação da Primavera, o clima deixa de ser tão frio e dá lugar ao clima fresco, porém com bastante vento, o que acaba gerando agitação no ar e uma maior movimentação da poeira e do pólen das flores. Nas pessoas, estes elementos da natureza possibilitam modificações de comportamento que as retiram da reflexividade do Inverno, gerando inquietação e, com isso, a atividade e o crescimento dos pensamentos e das ações humanas. Aqui, há maior possibilidade de que esta agitação se torne muito intensa, gerando raiva excessiva e mau-humor. Este é outro ponto a se levar em consideração quanto à influência da Primavera nas emoções humanas.

Na Estação do Verão, o frescor do clima e a agitação do vento dão lugar ao calor e à produção de bem-feitorias orgânicas ou psicossociais. As plantas estão com suas folhagens em grande volume. Os pêlos e as unhas crescem mais rapidamente. Os animais estão com seus ninhos e tocas em construção ou já construídos. No ser humano a produção de seu trabalho se mostra abundante e repleta. Todas estas características geram a sensação de bem-estar e de satisfação. O prazer nas coisas produzidas se faz bastante presente e a alegria chega a seu estado de plenitude. Há, aqui, a possibilidade de que esta satisfação e esta alegria se tornem excessivos, gerando estados de mania e de excesso de produção, acarretando em confusão mental. Este é outro ponto a se levar em consideração quanto à influência do Verão nas emoções humanas.

No que tange à Estação do Outono, o clima fica menos quente e mais seco. A agitação existente nos seres vivos começa a diminuir. É o momento em que se busca armazenar nutrientes para poder ganhar energia e fôlego suficiente para repor o que foi gasto no verão e para suportar a escassez do Inverno que virá. É o momento em que o ser humano suspira mais e busca respirar mais fundo. Aqui, há a possibilidade de que o cansaço, a tristeza e a angústia estejam mais presentes gerando no indivíduo grande desconforto e sofrimento. Este é um ponto importante a se levar em consideração quanto à influência do Outono nas emoções humanas.

Perceber as variações climáticas é de relevante importância preventiva em nossas emoções. É necessário notar se o tipo de emoção que se sente em determinado momento condiz com o clima e a Estação do Ano e, se tal, é proporcional ou desproporcional à situação a que se refere na vida da pessoa. Por exemplo: se estou pensativo neste Inverno, devo avaliar se este “estar pensativo” é excessivo ou se é proporcional com o momento de vida que estou tendo e se isso está gerando em mim falta de vontade para vida. É sempre importante avaliar tais modificações em nosso comportamento e emoções para que possamos tratá-las sempre de forma muito mais preventiva do que curativa.

As alterações climáticas e de Estação podem ajudar a entender um pouco melhor os estados de humores humanos.

Experimente perceber mais de si mesmo!

_____

Fique atento às dificuldades que você pode estar sentindo para lidar com esse tema. Lembre sempre de buscar auxílio profissional para superar essa questão. Caso queira, fique a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em te ajudar. Me chama pelo 👉 Whatsapp (+55 48 996557766) que eu te explico como funciona e aí agendamos um horário.

Aproveite para me seguir lá nas minhas redes sociais pessoais: no Instagram, no Youtube e no Facebook.

Ah… Você já ouviu falar do BIS? É uma newsletter semanal com uma série de conteúdos originais contendo Artigos, Vídeos e Webinarários. O BIS é gratuito! e pra começar a receber você só precisa cadastrar aqui no link  👈 seu nome e o seu email e clicar em Enviar.

 
Vitor H. L. Paese

Vitor H. L. Paese

Eu ajudo casais a superarem crises e a retomarem o amor, a paz e a felicidade no relacionamento!
+1.000 pacientes atendidos
+19.000 h de atendimento

Compartilhe nas mídias:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Comente o que você achou:

Procurando por terapia?

Conheça nossas modalidades de atendimento Individual, de Casal e em Grupo.

Últimas postagens:

Pronto!

Clique no botão abaixo e tenha acesso direto ao seu e-book: